Ossufo Momade passa a residir na Serra da Gorongosa

0
54
O Tenente general Ossufo Momade, interino da Renamo, que está a dirigir os destinos deste partido passa a residir nas matas da Serra da Gorongosa

O Tenente general Ossufo Momade, coordenador da Comissão Política Nacional da Renamo, que está a dirigir os destinos deste partido desde a morte do seu líder, por doença, no passado dia 3 de Maio passa a residir, desde domingo último, na base do partido, nas matas da Serra da Gorongosa, em Sofala, exactamente onde residia Afonso Dhlakama.

O facto foi deliberado e anunciado pela Comissão Política da Renamo, que esteve reunida, no passado domingo na Serra da Gorongosa, na sua 5ª sessão extraordinária, alargada ao Estado-maior General e outros quadros. A deliberação teve efeitos imediatos.

“A 5ª sessão extraordinária da Renamo, que foi alargada ao Estado-maior general deste partido e a outros quadros do nível central, deliberou que o coordenador da comissão politica nacional deste partido passa a residir desde ontem, na Serra da Gorongosa” – explicou Alfredo Magumisse, porta-voz da Comissão Politica da Renamo.

Magumisse acrescentou ainda, para justificar a permanência de Ossufo Mamade em Gorongosa, que é do entendimento da Renamo que “a permanência do nosso coordenador aqui em Gorongosa irá permitir maior e melhor coordenação das actividades do partido”.

Refira-se que o Presidente da República, Filipe Nyusi, chegou a deslocar por duas vezes para a Serra de Gorongosa, a fim de encontrar-se com o líder da Renamo, no âmbito da busca de paz efectiva. E agora como será com Ossufo Momade?

“Sempre dissemos que estamos abertos ao diálogo, desde que morreu o nosso líder. Continuamos abertos e acreditamos que será encontrado uma forma para contactos abertos e permanentes entre o governo e a Renamo”- indicou Magumisse.

Ainda de acordo com Alfredo Magumisse, a 5ª sessão extraordinária da Renamo passou igualmente em revista os processos militares e políticos em curso no país, nomeadamente, continuação do processo de descentralização, continuação do processo de negociação com o governo do dia para rapidamente se fechar o dossier de assuntos militares.

A Renamo exortou ainda aos seus membros, simpatizantes e a população em geral para “continuarem calmos, visando a preparação e participação dos processos eleitorais em curso”.

Refira-se que Ossufo Momade foi eleito, por unanimidade, como coordenador da Comissão Politica Nacional da Renamo, no passado dia 6 de Maio, três dias após a morte de Afonso Dhlakama.

Ossufo Momade é antigo guerrilheiro da Renamo. Já foi Secretário-geral da Renamo entre 2005 e 2012, tendo sido substituído por Manuel Bissopo actual Secretário-geral deste partido. Momade é actualmente deputado da Assembleia da República.

No dia em que foi nomeado como coordenador da “Perdiz”, Ossufo Momade, garantiu que o seu partido vai dar seguimento aos passos já dado pelo seu antigo líder, nomeadamente o diálogo, na busca da paz.

O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here