Nyusi

Entre Nyusi e Dhlakama: Parlamento reitera compromisso de viabilizar consensos alcançados

A ASSEMBLEIA da República vai viabilizar os entendimentos alcançados em sede do diálogo político entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama, contribuindo desta forma para o sucesso do processo de paz no país.

A garantia foi dada ontem pela Presidente do Parlamento, Verónica Macamo Ndlovu, no retorno à ordem do dia da Casa do Povo depois do interregno verificado na semana passada para dar lugar aos deputados da Renamo acompanharem as cerimónias fúnebres do presidente do seu partido, que perdeu a vida no dia 3 de Maio, na Serra da Gorongosa, em Sofala, aos 65 anos de idade.

“Enquanto deputados, representantes do povo, garantimos ao povo moçambicano que tudo faremos para viabilizar os entendimentos alcançados em sede de diálogo entre o Chefe do Estado e o malogrado presidente da Renamo, contribuindo assim para o sucesso do processo de paz”, reiterou Macamo.

Acrescentou que, para tal, o Parlamento vai contar, como tem sido seu apanágio, com a interacção de todos os actores políticos nacionais, particularmente com o apoio das chefias das bancadas parlamentares.

Verónica Macamo disse que a Assembleia da República foi colhida de surpresa com a informação sobre a morte de Afonso Dhlakama, membro do Conselho de Estado e presidente da Renamo, partido com representação parlamentar.

“Perdeu a vida no decurso dos processos de entendimento sobre a descentralização e sobre os assuntos militares, referentes ao desarmamento, desmobilização e reintegração dos militares da Renamo, daí ser nosso interesse que esses assuntos prossigam pela paz no país”, disse.

Na sessão de ontem, a Assembleia da República apreciou o projecto de resolução atinente à informação do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV e Sida, na generalidade e na especialidade, e a informação da Comissão de Petições, Queixas e Reclamações à VII sessão.

Jornal Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *