O dólar norte-americano é usado como base para o cálculo das taxas de câmbio para outras moedas em Moçambique, o custo de vida vai apertar

Dólar pode voltar aos 72,00 meticais em 2019

A “Business Monitor International  Reasearch”, uma consultora inglesa especialista em análise económica e financeira de mercados internacionais, prevê que a moeda nacional de Moçambique, o metical, se deprecie a médio prazo, para 64,00 meticais por dólar norte-americano, este ano, e 72,00 meticais em 2019.

 Em nota sobre a política monetária de Moçambique, a “Business Monitor International  Reasearch” diz: “A médio e longo prazo, pensamos que a moeda se depreciará em relação ao dólar e prevê-se, no final de 2018 e 2019, níveis de 70 e 74, respectivamente”, mostrando também valores médios de 64 e 72 para este ano e o próximo.

Actualmente o dólar está cotado ao câmbio médio de 62,00 meticais. Os analistas da “Business  Monitor International  Reasearch”, que fazem parte da agência de notação financeira “Fitch”, também dizem que “o crescimento do PIB permanecerá abaixo da média da última década” e que o país permanecerá excluído dos mercados financeiros internacionais.

Os analistas da consultoria do grupo de agência de “rating” “Fitch” também escrevem que o Banco de Moçambique possui reservas suficientes para cobrir quaisquer pressões de desvalorização metical resultantes da deterioração da balança comercial.

“Caso o Banco de Moçambique seja mais indulgente na política monetária do que antecipamos, devido ao crescimento mais baixo do que o esperado e à inflação mais rápida, o metical pode enfraquecer ainda mais acentuadamente”, escrevem.

 Na semana passada, a moeda moçambicana acumulou novas perdas em relação ao dólar norte-americano, e agora caiu cerca de três meticais em sete semanas, segundo as taxas de câmbio médias do Banco de Moçambique relatadas pela Lusa.

 O dólar norte-americano é usado como base para o cálculo das taxas de câmbio para outras moedas em Moçambique.

Fonte: Canal Moz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *