Os preços de combustíveis e outros produtos petrolíferos mantêm-se inalterais exceptuando o petróleo de iluminação que sofreu uma ligeria subida

Petróleo sobe a partir de amanhã. Gasolina, gasóleo e gás mantêm-se

Os preços de combustíveis e outros produtos petrolíferos mantêm-se inalterais exceptuando o petróleo de iluminação que sofreu uma ligeria subida. Assim, a partir de amanhã 21 de Fevereiro o gasóleo mantêm-se nos actuais 56.43 meticais o litro, a gasolina mantem-se nos actuais 61.12 meticais o litro, o gás doméstico (GPL) mantem-se nos 68.43/kg e o gás comprimido (GNV) também mantêm-se nos actuais 29.62 meticais por litro equivalente.

Concorreram para estabilização dos preços a oscilação decrescente do barril do crude no mercado internacional aliado a estabilidade da taxa cambial do metical.

O petróleo de iluminação é o único produto petrolíferos que que passa dos actuais 44.73 meticais o litro para 46.98 meticais.

Importa frisar que nos últimos seis meses do ano passado o preço do barril do crude manteve uma tendencia de subida considerável no mercado internacional. Se em Junho, o barril de crude situava-se nos  47.58 dólares, em Dezembro já rondava os 63.56 dólares norte americanos. O preco actual do barril do crude mantem-se  acima dos 60 dólares, mas distante dos 70 dólares como era previsão.

A alteração do preço dos combustíveis e outros produtos petrolíferos surge da aplicação na integra da legislação sobre a matéria, nomeadamente o artigo 67 do Decreto 45/2012, de 28 de Dezembro que estabelece a necessidade da revisão dos preços de venda ao público numa base mensal, sempre que se verifique uma variação do preço-base superior a três por cento, ou caso haja alteração dos impostos.

O último ajustamento do preço dos combustíveis e outros produtos petrolíferos, foi a 17 de Janeiro de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *