O Presidente da República, Filipe Nyusi, deslocou-se, ontem, ao Acampamento de Chitengo, no Parque Nacional da Gorongosa, para manter um encontro com o Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama

PR encontra-se com Afonso Dhlakama em Gorongosa mais uma vez

O Presidente da República, Filipe Nyusi, deslocou-se, ontem, ao Acampamento de Chitengo, no Parque Nacional da Gorongosa, para manter um encontro com o Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, no quadro dos esforços, visando consolidar entendimentos e alcançar a paz efectiva no país, informa um comunicado da Presidência da República.

Por motivos organizacionais, diz o documento, o encontro teve de se realizar de forma indirecta, tendo o Presidente da República, indigitado o Comandante Geral da Polícia como seu enviado até ao local onde se encontrou com o Líder da Renamo. Por outro lado, a partir daquele lugar, o Presidente da República dialogou com o Presidente da Renamo, por meio de teleconferência que decorreu num ambiente de cordialidade.

Durante a interacção, o Chefe de Estado Moçambicano e o Presidente da Renamo debruçaram-se sobre os progressos no processo de paz e constataram, com agrado, que se registam avanços rumo ao consenso mútuo e finalização do conteúdo dos documentos a acordar”, está escrito no comunicado.

As propostas sobre o processo de Descentralização, Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) deverão ser apresentadas à Assembleia da República para debate.

Os dois dirigentes reafirmaram o seu compromisso para com a paz no país e auguraram um futuro radiante para todos os moçambicanos.

O Presidente da República e o Presidente da Renamo, endereçaram votos de Festas Felizes a todo o povo moçambicano.

 

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *