Metical considerado melhor moeda do mundo em 2017

Num espaço de aproximadamente um ano, o metical conheceu uma recuperação cambial notória em relação ao dólar dos Estados Unidos, ao sair dos 80 meticais por unidade do dólar para os actuais cerca de 60 meticais. Este desempenho não passou despercebido das avaliações globais feitas por especialistas da agência norte-americana Bloomberg, que acaba de classificar a moeda moçambicana como a melhor para a realização de investimentos no mundo, com uma valorização de 21% em relação ao dólar.

Assim, o metical lidera um ranking de oito moedas com o melhor desempenho durante o ano, um sinal importante para os investidores internacionais. A seguir vem o zloty da Polónia e a coroa checa, da República Checa, ambas com uma apreciação de 18% face ao dólar norte-americano. A oitava e última moeda com melhor desempenho é o Euro, cuja apreciação foi de 12.7%.

A Bloomberg também apresenta sete moedas com pior desempenho em 2017, sendo o Saum do Uzbequistão a pior do mundo com uma depreciação de 60% em relação do dólar.

No ano passado, o metical registou a quinta pior depreciação em relação ao dólar, em 37%, elevando o custo as importações e contribuindo para o aumento do nível geral de preços de bens e serviços para um pico de 25.27%.

A apreciação do metical em 2017, aliada ao recuo da inflação, é um dos factores que consolidaram o início da retoma à estabilidade económica.

O País

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *