A Tata de Moçambique, representante local da fabricante indiana de automóveis Tata, que segundo o Mediafax é detida em 25% pelo ex-PR Armando Guebuza, ganhou um concurso público

Empresa de Armando Guebuza ganha concurso para fornecer 100 autocarros ao país

A Tata de Moçambique, representante local da fabricante indiana de automóveis Tata, que segundo o Mediafax é detida em 25% pelo ex-PR Armando Guebuza, ganhou um concurso público no valor de 27,6 milhões de dólares (cerca de 460 milhões de meticais) para o fornecimento de 100 autocarros destinados ao sistema de transporte público do país.

A publicação refere, baseada em documentos da empresa datados de Maio de 2016, que a Tata de Moçambique é detida em 65% pela Tata Holding (a companhia indiana), 25% por Armando Guebuza e 10% pela moçambicana Mbatine Investimentos.

O modelo exacto dos autocarros a serem fornecidos não é especificado, mas com base nos preços dos aparelhos expostos na página web da Tata Motors, « o novo modelo custa 2,1 milhões de rupias indianas ou 2,2 milhões de meticais (35.889 usd) cada, muito abaixo dos 17 milhões de meticais (277.325 usd) que a Tata Moçambique está a cobrar ao governo moçambicano por cada unidade ».

O Mediafaxm, que cita ainda a Zitamar News, refere que a TATA surgiu como o fornecedor mais barato no concurso público, abaixo da SIR Motors (28,7 milhões) e o grupo Salvador Caetano (30,3 milhões). O referido concurso foi levado a cabo pelo Fundo de Desenvolvimento de Transportes e Comunicações.

Ainda na publicação, lê-se que “A Tata de Moçambique providenciou o governo moçambicano com 150 autocarros movidos a gás em 2011, causando polémica não só por causa da participação da Guebuza na empresa, mas também porque a empresa não garante peças sobressalentes, resultando em muitos carros fora de acção logo após começarem a operar ».

Fonte: Moz.life

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *