O presidente da República do Zimbabwe, Robert Mugabe, teria mais de US $ 1 bilhão, apesar de seu país ser um dos mais pobres do mundo.

Fortuna de bilhões de dólares que Mugabe roubou é exposta

O presidente da República do Zimbabwe, Robert Mugabe, teria mais de US $ 1 bilhão, apesar de seu país ser um dos mais pobres do mundo.

A riqueza de Mugabe ficou sob o microscópio, pois ele permanece sob prisão domiciliar em seu pródigo “Blue Roof” composto de Harare – que tem mais de 25 quartos – após um golpe militar no início da semana.

O ditador de 93 anos acumulou riqueza significativa durante seu governo – sob o qual milhares de pessoas foram mortas – nos últimos 37 anos.

Os relatórios da mídia local sugerem que uma pequena parte de sua fortuna foi colhida dos depósitos de diamantes do Zimbabwe.

Mugabe possui o Zimbabwe Consolidated Diamond Co., mas a maior parte dos casos foi desperdiçada pela riqueza do país. Mugabe tem sido repetidamente acusado de roubar os cofres do país e 15 hectares de terra durante as apreensões de terras em 2000.

De acordo com um cabo diplomático dos EUA de 2001, mais tarde divulgado pela organização de denúncia WikiLeaks, Mugabe tem cerca de US $ 1,75 bilhão de ativos, principalmente investidos fora do Zimbabwe.

Ele disse que, enquanto informações confiáveis ​​eram difíceis de encontrar, havia rumores de seus recursos “incluem tudo, desde contas secretas na Suíça, Ilhas Anglo-Normandas e Bahamas até castelos na Escócia”.

Os políticos da oposição reivindicaram as 14 fazendas de Mugabes no país falido, o que violaria a constituição, o que limita as explorações de terras. O mais conhecido é a fazenda Omega Dairy, uma das maiores fazendas leiteiras do sul da África.

Embora a família tenha afirmado não ser rica, Mugabe exibiu sua riqueza no passado. Apenas três anos atrás, ele tomou uma deliciosa comida de elefante e leão em suas luxuosas celebrações de aniversário de 90 anos.

A casa de Mugabe em Harare diz ser extraordinariamente opulenta, mas não é a única mansão em seu portfólio de propriedades. O presidente comprou uma mansão de US $ 5,2 milhões em Hong Kong em 2013 e também possui o Hamilton Palace em Sussex, no Reino Unido, que foi estimado em cerca de US $ 40 milhões antes de se tornar um canteiro de obras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *