O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, garantiu que o Governo tudo está a fazer para conseguir o pagamento do décimo terceiro vencimento

“O 13º será pago quando as condições estiverem criadas”, Disse Maleiane

O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, garantiu que o Governo tudo está a fazer para conseguir o pagamento do décimo terceiro vencimento e pede que a sociedade confie no Executivo, uma vez que ainda não disse que não vai pagar.

Falando ontem, em Maputo, momento após o encerramento da reunião dos directores gerais das Alfândegas da CPLP, Maleiane destacou que brevemente o Governo vai se pronunciar sobre a matéria.

Eu já disse que o 13º é pago quando as condições estiverem criadas. Estamos a trabalhar nessa perspectiva e, normalmente, nós informamos no princípio do mês de Dezembro, portanto, o que eu posso dizer é que, brevemente, vamos anunciar. Portanto, é preciso acertar as contas e termos a certeza de que não teremos problemas no futuro”, disse Maleiane.

O governante garantiu ainda que tudo está a ser feito para que o Executivo consiga pagar os salários como forma de motivar os próprios funcionários.

Na semana passada, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) sugeriu que o Governo cortasse o pagamento do 13º salário e congelasse as progressões dos funcionários, como forma de fazer face à crise económica que o país enfrenta.

Sobre este assunto, Maleiane considera tratar-se da opinião de uma organização e de qualquer cidadão, uma vez que, infelizmente, estamos num país em que cada um está livre de dar a sua opinião, mas, seguramente, a sociedade compreende que não é a posição do Governo.

Disse ainda que a posição do Executivo sobre a matéria vai ser esclarecida em devido tempo, portanto, “espero que a sociedade confie no Governo, não haja pânico, porque nós trabalhamos para que o funcionário volte a ter a regularidade em termo de actos administrativos”.

Adriano Maleiane garantiu que o presidente da CTA não estava a falar em nome do Governo.

Folha de Maputo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *