Aprovada subida do preço do “chapa” em Maputo Preço de transporte deverá subir de 7 para 10 meticais e de 9 para 12 meticais na cidade de Maputo

Última Hora: Preço de “chapa” vai subir na cidade de Maputo

Aprovada subida do preço do “chapa” em Maputo

Preço de transporte deverá subir de 7 para 10 meticais e de 9 para 12 meticais na cidade de Maputo

O preço do transporte deverá subir de 7 para 10 meticais e de 9 para 12 meticais, na cidade de MaputoA proposta de revisão da tarifa foi aprovada, hoje, pela Assembleia Municipal de Maputo.

A revisão da tarifa dos transportes foi submetida à Assembleia Municipal pela edilidade de Maputo, propondo o aumento dos actuais 7 para 12 meticais, para distâncias iguais ou inferiores a 10 quilómetros e de 9 para 15 meticais para distancias superiores a 10 km e inferiores a 20 km.

Justificando a situação económica, a Assembleia Municipal baixou a proposta das novas tarifas de 7 para 10 meticais e de 9 para 12 meticais respectivamente.

A proposta foi levada ao debate pelo organismo, mas o seu teor não reuniu consenso. O MDM defende que não deve haver reajuste porque as condições de vida dos munícipes deterioraram-se.

Já a Frelimo diz que sim ao reajuste e justifica que a subida vai criar condições para melhorar a qualidade e disponibilidade de transporte. No fim, a maioria da Frelimo aprovou a proposta.

A entrada em vigor da nova tarifa está dependente da chegada do lote de autocarros prometidos pelo Governo, cuja previsão é até Dezembro deste ano. A última vez que a tarifa foi revista foi em 2012 quando subiu de cinco para sete meticais e de sete para nove meticais.

O Conselho Municipal diz que vai continuar a negociar com o sector privado para encontrar a melhor saída para melhorar a qualidade no transporte na cidade de Maputo. Reagindo a tarifa aprovada, o vereador de Transportes, João Matlombe referiu que a tarifa em discussão está muito abaixo de cobrir os custos operacionais.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *