Gilberto Mendes foi mais longe, afirmando que hoje em dia os músicos postam as suas músicas no Youtube para que as pessoas baixem mahala, como forma de

Declarações de Gilberto Mendes geram grande polémica no seio dos músicos moçambicanos – Veja

Gilberto Mendes Diz que Pirataria ajuda na Divulgação das Músicas dos Músicos Moçambicanos, entenda

Já vem de muito tempo a reclamação dos músicos e editoras que estavam estaladas no pais, o efeito negativo da pirataria na indústria musical nacional, pois a mesma contribui de forma substancial na redução da receita da venda dos CD’s dos músicos.

Num passado recente haviam 3 editoras musicais em Moçambique, mas em pouco tempo todas fecharam as portas grande parte pela pirataria fortíssima no mercado, o que levou a produção independente por parte de alguns músicos, porém a mesma tem sido caracterizada como muito cara e desvantajosa quando comparado o preço de venda final do produto praticado nas lojas licenciadas e os praticados pelos piratas. Dai, são muitas as vozes que se levantam contra a pirataria no nosso pais.

O conceituado actor e apresentador moçambicano Gilberto Mendes, em mais uma das suas declarações polémicas a quando da moderação do seu programa Conexões vinculado na Sexta-feira 22 de Setembro do ano em curso pela rede de televisão Soico Tv ou simplesmente STV, e em resposta a um dos seus convidados que reclamava sobre a baixa facturação nas vendas do seu mais novo CD como resultado da acção desenfreada dos piratas, Gilberto Mendes cortou-lhe a palavra em jeito de apelo referiu-se ao seu convidado, levando-o a concordar que os piratas são um vector importante para a difusão da música moçambicana, pois nenhum músico moçambicano hoje em dia ganha dinheiro vendendo discos, mais sim através de espectáculos. E para que isso aconteça, o músico deve ser conhecido, e quem facilita esse processo são os piratas.

Gilberto  foi mais longe, afirmando que hoje em dia os músicos postam as suas músicas no Youtube para que as pessoas baixem mahala, como forma de serem ouvidos pelo mundo e participarem em espectáculos, dando exemplos de Mr Bow que faz muito dinheiro somente com espectáculos.

Muitos músicos nacionais usaram as redes sociais para manifestar o seu desagrado e dizem que Gilberto não foi feliz no seu pronunciamento.

Gostou, compartilhe com seus amigos e no whatsapp.

Cultura e actualidade de moz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *