Ivone Soares diz que Filipe Nyusi deveria reler diariamente as promessas que fez no empossamento para analisar o nível de incumprimento.

Ivone Soares reprova governação de Filipe Nyusi

Ivone Soares diz que Filipe Nyusi deveria reler diariamente as promessas que fez no empossamento para analisar o nível de incumprimento.

A presidente da bancada da Renamo, Ivone Soares, diz que a primeira metade do mandato de Nyusi é marcada por desobediências ao Chefe de Estado dentro do seu próprio partido.

Soares traz como exemplo o facto de Filipe Nyusi ter prometido que de tudo faria para que o Parlamento viabilizasse a proposta de eleição de governadores provinciais, tendo entretanto, a bancada da Frelimo chumbado a proposta.

Foi uma marca muito negativa, de vermos que o Chefe do Estado dava uma orientação ao seu partido e a bancada do seu partido não cumpria. Portanto, a governação do Chefe Nyusi não está a trazer aquilo que ele prometeu no discurso inaugural. Eu penso que o ideal seria pegar no discurso inaugural que ele fez e diariamente reler, assim como os seus assessores e ministros e depois analisarem se aquele discurso é realmente consentâneo com o comportamento que estão todos eles a ter neste momento”, disse.

Soares saúda o facto de Filipe Nyusi ter feito uma autoavaliação dos dois anos e meio de governação, mas diz que o Chefe de Estado devia ter mostrado o que se tinha planificado para se analisar em que percentagem foi executado.

A chefe da bancada do maior partido de oposição volta a criticar o facto de dirigentes usarem viaturas que considera bastante luxuosas, enquanto na falta do transporte, os moçambicanos são conduzidos em carrinhas de caixa aberta, vulgo My Love.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *