Governo e Shell assinam memorando de entendimento que visa alocação do gás da Bacia de Rovuma ao uso doméstico

Governo e Shell assinam memorando de entendimento que visa alocação do gás da Bacia de Rovuma ao uso doméstico

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DOS RECURSOS MINERAIS E ENERGIA

                    DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 Através da assinatura de memorando de entendimento

Governo e SHELL viabilizam utilização local do Gás da Bacia do Rovuma

 

A Ministra dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Leticia Klemens  e a Vice –Presidente da Shell Clare Harris assinaram, hoje 19 de Junho em Maputo, um memorando de entendimento com vista a alocação do Gás da Bacia de Rovuma para uso doméstico .

O acordo rubricado vêm na sequência dos resultados do concurso público de adjudicação do gás doméstico da Bacia do Rovuma, publicados a 27 de Janeiro do corrente ano, dos quais foram selecionados o projecto de fertilizantes da Yara International, o Projecto Afungi GTL e Energia da Shell e o Projecto de Energia Electrica empresa GL Africa Energy.

No âmbito de utilização de Gás Natural para o Desenvolvimento de Projectos no Mercado Doméstico, a Shell Moçambique BV solicitou a adjudicação de 310 – 330 mmscf/d (milhões de pés cúbicos dia) de gás natural para produzir 38 mil barris de combustíveis líquidos (GTL Gasóleo, Nafta e Queroseno) e 50 – 80 MW de energia eléctrica.

A assinatura do acordo com a Shell representa um passo importante na implementação do Plano Director de Gás de Moçambique de 2014, que visa desenvolver e diversificar o processo de industrialização do País a partir das grandes reservas de gás da Bacia do Rovuma.

 Na ocasião, a Ministra de Recursos Minerais e Energia sublinhou que, a Politica e Estratégia do Governo para o sector preconiza e tem como objectivo assegurar que os recursos sejam usados, em primeiro lugar, para satisfazer as necessidades de desenvolvimento de Moçambique através do uso do gás natural na industria nacional.

Klemens entende que, é preciso assegurar um planeamento integrado entre os projectos de LNG da Bacia do Rovuma e os projectos de gás doméstico para maximizar sinergias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *