Os dirigentes africanos Acumulam tanta riqueza roubando aos seus países e depositam em bancos estrangeiros. Só depositam. e esquecem de viver a vida

“Dirigentes africanos acumulam tanta riqueza roubando aos seus países e esquecem de viver a vida”

Coisas do primeiro mundo – Nini Satar

Sempre tenho dito que os dirigentes africanos carregam aquele semblante horrível porque não se distraem. Não vivem a vida. Ela é que vive a eles. Acumulam tanta riqueza roubando aos seus países e depositam em bancos estrangeiros. Só depositam. É um dinheiro que não é movimentado. Alguns se devem lembrar do Tio Patinhas. Ia sempre à sua caixa forte para ver se o dinheiro ainda continuava lá. Nunca gastava. Nem um tostão. Era podre de rico mas para nada.

Trago-vos hoje uma sequência de fotos que mostra o outro lado dos ilustres detentores do poder. Começo com Donald Trump e Melania Trump, primeira-dama dos EUA. Estão em Jerusalém, visitando o famoso muro das lamentações. A outra mostra a mesma primeira-dama, com o filho Barron e Donald Trump , de braços dados no estonteante verde da Casa Branca. Sabiam que pisar a relva é saudável? Pois…

Outro poderoso: Vladimir Putin. Podemos vê-lo no Kremlin na sala onde toma as decisões mais importantes da nação. Mas não é só de decisões do seu país que ele vive. Tem o lado humano. Liberta-se. Gosta de desporto. Vê-se na foto a praticar o judo e noutra o hóquei de gelo. Perguntem isso a um dirigente moçambicano. São só banhas!

Por detrás do carisma de Emmanuel Macron, há um jovem meigo, com um olhar cheio de tortura. Talvez seja por via disso que conseguiu conquistar a sua antiga professora. Ei-lo em aperto de mão com o Primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau. Só sorrisos…

Quem disse que os príncipes só ficam nos castelos, palácios? Enganou-vos. Está ai na foto o príncipe Harry. Conhecem-no? É filho da Lady Di. Não, não se preocupem. Não é ele o próximo na linha de sucessão. Talvez por causa disso que tenha tempo para brincar com cães. De resto, são os melhores amigos do homem.

Barack Obama já não é Presidente dos EUA. Por isso anda por ai, a vontade, “a bater papo”. Ali está a prosear com um amigo num restaurante humilde. Luxos para quê? Quem disse que os presidentes não são deste mundo? Os nossos até deviam ir ao mercado Estrela passar uma refeição. Há barracas lá que confeccionam alimentos. Afinal só querem estar próximo do povo durante as eleições? O outro até comeu xima e peixe, sentado na esteira, durante a campanha. E hoje diz-se empregado do povo quando nem Tseke come.

Depois temos também o antigo Presidente dos EUA, Jimmy Carter. Estava de viagem não em jactos privatdos. Viajou na classe económica como qualquer cidadão. Até fez questão de cumprimentar a todos os passageiros embarcados. Isto sim é viver tranquilamente.
Fecho este número de fotos com a valsa de Donald Trump e sua esposa. Juntinhos a saborear a vida. É assim que cai o pano.

Um abraço

Confira as imagens.

Nini Satar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *