Foi confirmada gripe das aves na província sul-africana que faz fronteira com Moçambique. A eclosão de um surto de gripe das aves foi confirmada numa farma

Alerta: Confirmada gripe das aves na fronteira moçambicana

Foi confirmada gripe das aves na província sul-africana que faz fronteira com Moçambique.

A eclosão de um surto de gripe das aves foi confirmada numa farma em Mpumalanga, África do Sul, anunciou a AIM, citando as autoridades sul-africanas. A confirmação aparece depois de um surto de gripe das aves ter sido anunciado no Zimbabwe, no início deste mês.

A autoridade veterinária sul-africana foi notificada, última sexta-feira, sobre uma alta taxa de mortalidade de aves num aviário, em Villiers, perto da fronteira de Mpumalanga. O documento refere que amostras colhidas naquele aviário deram positivo para uma altamente patogénica estirpe da gripe das aves, H5N8.

O departamento concordou com o dono da farma em sacrificar as aves nas casas afectadas, em colaboração com as autoridades”, acrescenta o comunicado.

A propriedade afectada tem 12 capoeiras, com um total de 285 000 aves, sendo que, até agora, apenas uma capoeira com cerca de 24 000 aves foi afectada.

Como parte de uma resposta de emergência, a farma foi colocada em quarentena e os serviços de veterinária vão continuar a monitorá-la. “As autoridades veterinárias de Mpumalanga estão naquela farma a assistir a implementação da quarentena, abate e desinfecção. A farma afectada encontra-se nas margens do rio Vaal e suspeita-se que possam estar envolvidas aves selvagens.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *