A Polícia da República de Moçambique (PRM) na Zambézia, está a investigar dois raptos e um homicídio de pessoas com calvície hereditária

Pessoas com calvície hereditária estão a ser raptadas para “macumbaria”

A Polícia da República de Moçambique (PRM) na Zambézia, está a investigar dois raptos e um homicídio de pessoas com calvície hereditária, que se suspeita estarem relacionados com superstições.

Segundo a agência Lusa, que cita Miguel Caetano, porta-voz do comando da PRM naquele ponto do país, um suspeito de homicídio está detido. Os ataques a pessoas carecas são classificados como um novo fenómeno.

Segundo o porta-voz da PRM, tudo indica que sejam casos ligados a “superstições”, à semelhança dos actos de violência contra “pessoas albinas”.

As pessoas com calvície hereditária, tal como as albinas, são tradicionalmente tidas como sinónimo de riqueza e os seus órgãos procurados para praticar rituais.

De acordo com agência Lusa, uma pessoa está detida por suspeita de ter assassinado uma pessoa calva para extrair parte dos órgãos, estando a investigação do caso ainda em curso para encontrar os mandantes do crime.

“Estamos a seguir pistas de indivíduos da Tanzânia e do Malawi, considerados os principais compradores de órgãos”, precisou Miguel Caetano.

Os ataques a pessoas calvas surgem alguns meses após abrandar a violência recorrente contra albinos para extracção de órgãos.

[Folha de Maputo]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *