O Presidente de Moçambique revelou estarem a ser "alcançados consensos" e admitiu haver uma maior "confiança mútua" nas negociações com Afonso Dhlakama.

Nyusi e Dhlakama não querem mediadores informais e que só atrapalham as negociações

Presidente moçambicano diz que ele e Dhlakama não necessitam de mediadores.

O Presidente de Moçambique revelou estarem a ser “alcançados consensos” e admitiu haver uma maior “confiança mútua” nas negociações com Afonso Dhlakama.

Num comício em Macaneta, a 30 quilómetros de Maputo, na noite de quinta-feira, 20, Filipe Nyusi disse ter estado a falar com o líder da Renamo e garantiu que tudo fará “para que a paz seja efectiva, dentro dos parâmetros da lei“.

Nyusi adiantou que nem ele nem Dhlakama querem mediadores e disse que as duas comissões integradas por membros do Governo e da Renamo estão a conseguir avanços, sem, no entanto, revelar detalhes.

A confirmação de contactos entre os dois líderes por parte do Chefe de Estado surge um dia depois de Afonso Dhlakama ter admitido que a “a paz está próxima”.

Em teleconferência na quarta-feira, 19, a partir da Gorogonsa com jornalistas em Chimoio, na província de Manica, o líder da Renamo admitiu que poderá declarar o fim da guerra a partir do dia 5 de Maio, caso houver um consenso com o Governo e que este seja capaz de garantir a sua segurança.

A trégua anunciada por Dhlakama termina a 4 de Maio.

[VOA]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *