Acaba de perder a vida Venâncio MassingueAcaba de perder a vida Venâncio Massingue

Acaba de perder a vida Venâncio Massingue

Morreu na manhã desta sexta-feira o antigo ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, vitima de doença prolongada, na vizinha terra do Rand, África do Sul.

 De acordo com informações na posse do PORTALMOZNEWS , Venâncio Massingue, deu entrada quinta-feira num hospital local e que hoje viria a perder a vida.

Pessoas bem  próximas a família do malogrado indicam que de um tempo para ca, Venâncio vinha lutando pela vida.

Ao que tudo indica ele padecia de cancro do pâncreas.

Pequena Biografia de Venâncio Massingue

Prof. Venâncio Massingue, PhD, nasceu em 1960 no distrito de Chibuto, Moçambique. Em 1982, ele se qualificou como técnico de engenharia electrónica e eléctrica em 1982. De 1987 a 1992, estudou para o grau de Licenciatura em engenharia electromecânica na UEM, com um trabalho de pesquisa de tese feito na TUDelft. Atualmente é Doutor em Administração e Controle em Aplicação de Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Tecnológica de Delft (TUDelft), nos Países Baixos.

Com o objectivo de ampliar seu campo de especialização, ele participou de cursos de conceitos econômicos para engenheiros e gerentes no MIT, EUA (Junho de 2002), no desenvolvimento de recursos humanos e na cooperação entre universidades e universidades (2003), no Japão e no Japão. Cooperação Academia-Indústria em TIC (2004), na China.

Sua carreira profissional evoluiu de técnico de engenharia eléctrica 1982-1986, depois que o Dr. Massingue se juntou ao recém-criado Centro de Informática (CIUEM) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Chefe do Departamento de Manutenção de Computadores (1986-1988), Director Adjunto do CIUEM (1989-1992), Director do CIUEM (1992-1997).

De 1997 a 2005, Dr. Venâncio Massingue foi Vice-Reitor de Administração e Recursos e Tecnologias de Informação e Comunicação da UEM e em 2005 foi nomeado Ministro da Ciência e Tecnologia. Como Director do CIUEM, o Dr. Venâncio Massingue foi um dos principais intervenientes na transposição da Internet para Moçambique e no desenvolvimento do CIUEM como centro de especialização para os programas de cooperação Sul-Sul, no âmbito do programa MHO.

De 1996 a 1998, dirigiu o desenvolvimento da Estratégia de TIC e Estratégia de TIC de Moçambique, que mais tarde foi aprovada pelo Gabinete em 2000 e 2002 respectivamente. Ele foi um actor-chave na promoção e expansão das TIC em Moçambique. A sua actividade inclui leccionar a disciplina de Comunicação de Dados e Redes no Departamento de Matemática e Informática da UEM; Concepção e desenvolvimento do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação de Moçambique (MICTI) e estabelecimento do Programa Acacia em Moçambique.

Desde 1996 até à data trabalhou em vários comités nacionais e internacionais relacionados com as TIC, incluindo o Comité Consultivo Técnico Africano (ATAC) da Iniciativa Africana da Sociedade da Informação (AISI) da UNECA e o Programa Intergovernamental de Informática da UNESCO. Atualmente é Secretário Executivo do Comitê Consultivo de Acacia de Moçambique e Presidente da Unidade de Informática Regional para a África (RINAF) da UNESCO.

Hon. Venâncio Massingue publicou uma série de artigos e publicações no domínio das TIC para instituições e organizações nacionais, regionais e internacionais. Em 1998, recebeu a Medalha Albert Einstein da UNESCO para Ciência e Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *