Os mediadores internacionais estão mais interessados na paz em relação a Renamo e a Frelimo

1
132

Os mediadores internacionais estão mais interessados na paz em relação a Renamo e a Frelimo disse.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, pronunciou-se sobre a tensão político-militar no país, que ainda não encontrou desfecho. Diz que o processo de restabelecimento da paz não depende só dele e do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, mas de todos moçambicanos.

Se dependesse só desses dois, provavelmente estaríamos a ter outra linguagem”, disse Filipe Nyusi, realçando, contudo, que está esperançoso para um alcance rápido da paz. “Sinto que, com o apoio e a consciência de todos moçambicanos, estamos na altura de muito rapidamente alcançar algum consenso. Não deixem essa missão para o líder da Renamo e o vosso Presidente apenas”, acrescentou.

O Presidente da República reafirma, ainda, que os mediadores do diálogo político não têm nenhum poder de decisão se não houver vontade dos próprios moçambicanos, por isso apelou ao envolvimento de todos. “É uma tarefa de todos moçambicanos. Os estrangeiros podem vir para dar a sua contribuição como amigos, mas nunca podem estar do lado de um e não de outro, na família que está em conflito”, refere o Presidente da República.

As declarações de Filipe Nyusi foram feitas na Presidência da República, aquando da saudação que endereçou a um grupo de pessoas com deficiência, alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinalou em todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here