Mr.Bow nas luzes da ribalta mais uma vez

Depois de tanta polémica, o conceituado músico moçambicano, Mr.Bow volta a estar nas luzes da ribalta mais uma vez.

Os músicos Jimmy Dludlu, com a canção “Ha Deva”, e Mr. Bow, com “Nitafa Nawena”, arrecadaram os melhores prémios da 30ª edição do Ngoma 2016, cuja final teve lugar ontem em Maputo.

A música de Jimmy Dludlu foi eleita a Melhor Canção e dá-lhe direito ao prémio de 145 mil meticais e a de Mr. Bow, que vence quarto ano consecutivo, foi eleita a Canção Mais Popular, que vale 140 mil meticais.

ngoma ribalta mr.bow

Nesta edição, os prémios Revelação masculina e feminina foram ganhos por Cambezo, com a canção “Ndinaenda Kupi”, e Tânia Quin respectivamente. Para além de brindes diversos, os dois artistas receberam uma quantia de 65 mil meticais cada.

Filó, que interpretou o tema “Sê Ndza Famba”, de Stélio Mondlane, venceu a Melhor Voz Feminina e Deltino Guerreiro, que no ano passado foi Revelação do Ngoma, foi eleito Melhor Voz Masculina. O prémio desta categoria é de 85 mil meticais atribuídos a cada um dos artistas.

A Canção Mais Votada, intitulada “Ma ouve dizer”, é do músico Anibalzinho que ganhou por isso 85 mil meticais, e Xidiminguana, o octogenário, recebeu o prémio Carreira, cujo valor pecuniário é de 75 mil meticais.

Estes vencedores foram eleitos de uma lista de 12 artistas que chegaram a final deste concurso, de um total de 60 concorrentes admitidos para a fase regular depois de cerca de 300 candidaturas submetidas à avaliação.

Entre os finalistas perfilavam Xidiminguana, Jimmy Dludlu, Mingas, Dino Miranda, Mr. Bow, Gestácio Fernandes, Mr. Nyúngue, Cambezo, Anibalzinho, Big Leo, Bela Flores e Alcino Margarida.

Xidiminguana concorreu com o tema “Dlawanini”; Jimmy Dludlu – “Ha Deva”; Mingas – “Moz Nutrido”; Dino Miranda – “Marrabenta”; Mr. Bow – “Nitafa na wena”; Gestácio Fernandes – “Obrigado, Papá!”; Mr. Nyúngue – “Tetekerani”; Cambezo – “Ndinaenda Kupi”; Anibalzinho – “Ma ouve dizer”; Big Leo – “Gerações”; Bela Flores – “Xifunano”; e Alcino Margarida – “Xirilo Xa Nwana”.

Os vencedores foram apurados através do voto popular, avaliação de um júri composto por Lucas Mucavele, Rufus Mavuluve, Feliciano Comé, Crimildo Zandamela e Queirós Julião, bem como por um colectivo de locutores de rádio e DJs.

Faruco Sadique, presidente do Conselho de Administração da Rádio Moçambique (RM), que organiza o concurso, afirmou que todo o valor da bilheteira será revertido a favor dos familiares das vítimas do incidente de Moatize, na província de Tete, em que mais de 50 pessoas perderam a vida e outras acima de 110 contraíram ferimentos graves e ligeiros como consequência da explosão de um camião cisterna que transportava combustível.

O Ngoma é organizado pela Rádio Moçambique desde 1987 e a sua criação tinha em vista a descoberta de novos talentos, sua valorização e preservação, bem como difundir os seus trabalhos no país e além-fronteiras.

(Jornal noticias)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *