Internacional

Visita do governo português à China já valeu acordos com a Huawei à PT e à NOS

As operadoras assinaram memorandos de entendimento com a tecnológica chinesa durante a última semana. Redes de banda larga de próxima geração são uma das áreas visadas pelos acordos.

A PT e a NOS assinaram memorandos de entendimento (MoU) com a Huawei durante esta última semana.
Em viagem à China, enquanto parte de uma comitiva liderada pelo primeiro-ministro, António Costa, a Portugal Telecom fechou o acordo este domingo para a otimização e modernização da rede móvel numa cerimónia onde foram assinados vários MoUs entre empresas chinesas e portuguesas.
O documento foi assinado em Pequim, entre Paulo Neves, CEO da PT, e Richard Lu, diretor da Huawei Portugal e vai incidir nas tecnologias “de cobertura e débito de dados em LTE + bem como na preparação para o 5G e para o IoT (Internet of Things)”.
Já na passada sexta-feira a NOS emitiu um comunicado que dava conta da concretização de uma “parceria estratégica” com a tecnológica chinesa “para o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de redes e tecnologia, nomeadamente no desenvolvimento de infraestruturas de comunicações, data-centres, vídeos e soluções empresariais”.

“IOT de banda estreita, redes de banda larga da próxima geração, vídeo, redes definidas por software (SDN), virtualização das funções de rede (NFV), data centres e soluções empresariais integradas” são as áreas visadas pela parceria.
Em declarações, Chris Lu confessou que era com “grande satisfação” que formalizava estes memorandos com parceiros “históricos” e de “referência”.
Recorde-se que António Costa vai visitar a sede da Huawei na próxima quarta-feira para acordar a abertura de um centro tecnológico em Portugal, disse, à agência Lusa, fonte do governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *