Nyusi inaugura HCQ com erros gravíssimos de português na placa

A placa de inauguração do Hospital Central de Quelimane esta repleta de erros gravíssimos, um deles é o uso indevido de “vírgula e aosao mesmo tempo. Veja que no lugar de “República” aparece “Reública

Para uma melhor compreensão veja a observação deste cidadão atento:

Hoje estou muito feliz por mais uma conquista do meu Moçambique e em particular a minha Cidade natal a qual ganhou um Hospital de nível central.
 Parabéns, Parabéns, Parabéns…mas ao mesmo tempo estou entristecido com a(s) pessoa(s) que fizeram a placa de inauguração. Porque é que não pedem ajuda quando não sabem algo!!?? Será que em Quelimane não existe pessoas formadas em Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa!!!??? Um dos erros gravíssimo que se encontra na placa de inauguração é o uso indevido de “vírgula e aos” ao mesmo tempo quando escreveram “Quelimane, aos 27 de Outubro de 2016”. Isso é um erro em TELP… Português correctamente escrito deve ser: ou usa a “vírgula” ou usa “aos” e nunca os dois juntos. Assim sendo ficaria: 1_ Quelimane, 27 de Outubro de 2016 ou 2_ Quelimane aos 27 de Outubro de 2016. Mas entendo se verificarem em todos ou quase todos os documentos dos gabinetes carregam consigo este erro gravíssimo”. O segundo trata se da expressão “Reúplica” no lugar de “República”, sinceramente…mesmo a milhas de da minha pátria amada consegui ver e vocês aí?
 Para melhor esclarecimento sobre o primeiro ponto aqui vai a ajuda — Quando se usa Quelimane aos …. Não se deve usar vírgula porque aos é contração da preposição a + artigo masculino no plural “os” e não se separam os elementos da mesma oração por vírgula. Espero ter ajudado.
 Mais uma vez parabéns Quelimane.”
(Rui Francisco Rui Sicola)
6 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *