Moçambique não tem capacidade financeira para pagar as próximas prestações das “dívidas ocultas”

Um documento do Ministério das Finanças de Moçambique divulgado junto de investidores revela que o país não tem capacidade financeira para pagar as próximas prestações das dívidas das empresas públicas com as chamdas “dívidas ocultas”.

O ministério dirigido por Adriano Maleiane reiterou a necessidade da reestruturação dos pagamentos e uma nova ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Moçambique fura todos os cinco indicadores para avaliar a sustentabilidade da dívida”, lê-se no documento que reconhece que “o perfil da dívida pública e garantida pelo Estado de Moçambique não é sustentável”.

O Ministério das Finanças revela ainda que a dívida pública vai chegar a 130% do Produto Interno Bruto revê em baixo crescimento económico para 3,7%.

O documento reconhece também que o país tem falta de credibilidade junto do FMI e dos credores internacionais, depois de ter ocultado dívidas no valor de 1,4 mil milhões de dólares contraídas nos últimos anos.

Entretanto, o director nacional de Estudos Económicos e Financeiros no Ministério da Economia e Finanças, Vasco Nhabinde admitiu nest terça-feira, 25, que os cortes no âmbito das medidas de contenção podem ser dolorosos, no curto-prazo, mas serão benéficos no médio e longo-prazo.
Nhabinde disse aos jornalitas à margem de um forum em Maputo que as medidas “aão necessárias para reequilibrar a economia”.

Aquele responsável reiterou que o crescimento de 2016 será o pior dos últimos 10 anos e que o Governo terá fe fazer “cortes em encargos como subsídios, bónus e despesas com viagens”.

Vasco Nhambinde garantiu que se os pressupostos para a retoma forem rigorosamente observados, o país tem condições para voltaraos níveis de crescimento económico da última década.

( VOA)

2 comentários

  1. Quem disse que nao temos sustentabilidade? Nos vamos Buscar sustentabilidade nos cortes aos professores,enfermeiros e outros Moçambicanos nao de gema e em pouco tempo vamos pagar tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *