Morre aos 72 anos Mascarenhas Monteiro, ex-presidente de Cabo Verde

António Manuel Mascarenhas Gomes Monteiro foi o primeiro Presidente eleito no sistema multipartidário em Cabo Verde.

Morreu na manhã de ontem  sexta-feira (16.09), aos 72 anos de idade, o ex-Presidente da República de Cabo Verde António Manuel Mascarenhas Gomes Monteiro. O antigo chefe de Estado foi vítima de doença prolongada.
Nascido a 16 de fevereiro de 1944 em Santa Catarina de Santiago, Mascarenhas foi o primeiro Presidente da República eleito no sistema multipartidário de Cabo Verde, em 1990. Mascarenhas Monteiro foi também o primeiro Presidente da República eleito por meio de eleições democráticas, com voto direto, secreto e universal. Ele foi reeleito para o cargo em 1996, permanecendo no poder até 2001.
Para além da vida política, António Mascarenhas Monteiro, jurista e magistrado, desenvolveu outras lideranças em dentro e fora de Cabo Verde. No país, entre 1977 e 1980, exerceu o cargo de secretário-geral da Assembleia Nacional e, em seguida, presdiu o Supremo Tribunal de Justiça, que presidiu por dez anos, até 1990, quando se cadidatou para a Presidência da República. Mascarenhas foi um dos fundadores da Ordem dos Advogados em Cabo Verde.
Durante os anos em que esteve na Presidência da República, ele atuou como líder em diversas organizações internacionais para a África, bem como foi Vice-Presidente da Comissão Ad-Hoc da antiga Organização da União Africana (atual União Africana) e presidente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Após deixar a Presidência, em 2001, desempenhou funções como Presidente do Grupo de Contato da UA em Madagáscar. Em 2004, foi nomeado enviado especial da Organização Internacional dos Países de Língua Francesa (OIF) para o Haiti; e em 2006, foi enviado especial das Nações Unidas a Timor Oriental.
Fonte: DW

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *