FDS ocupam base da Renamo em Morrumbala

A operação teve lugar por volta das 03:00, quando as Forças de Defesa e Segurança surpreenderam os homens da Renamo em Morrumbala.

As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique ocuparam no sábado uma base da Renamo, na província da Zambézia, no centro do país, disse fonte da Polícia moçambicana, citada hoje pela imprensa local.
 
De acordo com uma fonte da Polícia, citada hoje pelo jornal O País, a operação teve lugar por volta das 03:00, quando as Forças de Defesa e Segurança surpreenderam os homens da Renamo em Morrumbala.

A fonte disse ainda que vários homens da Renamo morreram em resultado da operação, que culminou também com a detenção de um comandante da Renamo, que alegadamente dirigia as ações armadas do maior partido da oposição na região.

No domingo, a Rádio Moçambique noticiou que mais de trinta homens do maior partido de posição bloquearam a circulação no troço que liga Cuamba a Marrupa, na província de Niassa, no norte do país, e revistaram os carros que passavam pela estrada, alegadamente à procura de agentes das Forças de Defesa e Segurança.

A Lusa contactou hoje o porta-voz do maior partido de oposição em Moçambique, António Muchanga, que disse não ter informações sobre os incidentes.

A região centro do país tem sido a mais atingida por episódios de confrontos entre o braço armado da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança, existindo denúncias mútuas de raptos e assassinatos de dirigentes políticos das duas partes.

Apesar da frequência de casos de violência política, as duas partes voltaram ao diálogo em Maputo, com a presença de mediadores internacionais, e, após quase duas semanas de suspensão, as conversações serão retomadas hoje.

A Renamo não aceita os resultados das eleições de 2014, que deram vitória à Frelimo e exige governar as seis províncias onde reivindica vitória no escrutínio.

Fonte: Chivevepost

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *