Possível Eclipse Solar em Moçambique amanhã

Os moçambicanos poderão assistir nesta quinta-feira (01) a um eclipse solar, a Lua cobrirá o sol pouco depois das 9 horas até cerca das 14 horas.
Todavia, o astrónomo moçambicano Hélder Geraldes citado pelo @Verdade explica que o dia não ficará escuro e adverte para nunca olharmos “directamente para o sol sem um filtro especial ou seja oculos especiais, seja sem ou com eclipse”, pode ficar cego.

“O centro do eclipse onde o Sol ficará exactamente um anel durante 1 ou 2 minutos passa sobre a ilha do Ibo”, no norte de Moçambique precisa o astrónomo moçambicano que refere que o chamado astro rei poderá será visível na forma de um anel na cidade de Pemba cerca das 11h58.

Hélder Geraldes tranquiliza que “o dia não ficará escuro, pois o Sol não será completamente coberto, mesmo na ilha do Ibo. A Lua terá um diâmetro aparente ligeiramente inferior ao do Sol”.

Relativamente aos cuidados a ter apenas é preciso não olhar para o sol directamente, mesmo nos dias em que não exista eclipse sob pena de ficar cego. “Não procure ver o Sol com óculos escuros, nem sobrepondo dois ou mais pares” explica o astrónomo moçambicano.

Fonte: Folha de Maputo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *