Nyusi nomeia Daviz Simango

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou em despachos separados quatro personalidades nacionais para as funções de membro do Conselho de Estado, um órgão político de consulta do Chefe do Estado.
Trata-se do membro da Comissão Política da Frelimo, Alberto Joaquim Chipande; antiga primeira-da de Moçambique, Graça Simbine Machel; antigo Primeiro-Ministro e deputado, Alberto Clementino António Vaquina e Edil da Cidade e Presidente do MDM, Daviz Mbepo Simango.


O Conselho de Estado é Presidido pelo Presidente da República, o órgão também é composto pelo presidente da Assembleia da República (AR), Primeiro-Ministro, presidente do Conselho Constitucional, Provedor de Justiça, antigos Presidentes da República não destituídos da função, antigos presidentes da AR bem como sete personalidades eleitas pela AR, quatro personalidades designadas pelo Chefe do Estado e o segundo candidato mais votado para o cargo de Presidente da República.

Recorde-se a nível dos membros do Conselho de Estado eleitos pela Assembleia da República, a Renamo recusa a integração de um membro indicado pelo MDM.


Fonte: Folha de Maputo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *