NOVOS ESTUDOS REVELAM QUE GORDURAS SATURADAS NÃO MATAM E NÃO ENGORDAM

Você já deve ter ouvido falar há muitos anos que as gorduras saturadas fazem mal à saúde, que elas aumentam o colesterol no seu sangue e que vão ao longo do tempo entupir suas artérias e veias, causando infarto, trombose e outras doenças não é mesmo?
Eu mesmo cansei de ouvir isso desde minha infância. Passei pela faculdade e lá também me disseram isso.
O fato é que o que a boa ciência nos mostra, ou seja, o que os estudos de maior nível de evidência científica das maiores universidades do mundo nos mostram de forma clara é que: não há nenhuma evidência que prove que as gorduras saturadas fazem mal à sua saúde.
Pelo contrário, retirar as gorduras saturadas (dietas para emagrecer tradicionais) e aumentar os óleos vegetais (soja, milho, etc) e carboidratos refinados é que tem trazido uma série de doenças à população.
Estranho não é mesmo?
A primeira vez que vi isso fiquei realmente espantado! Mas após muito estudo tudo ficou claro.
Existem diversas indústrias que se beneficiaram muito com a idéia de que a gordura saturada faz mal à saúde, em especial a indústria de alimentos, que passou a lucrar muito com a venda de óleos vegetais poliinsaturados (soja, milho, canola, etc).
Eu quero que você entenda que a gordura saturada (banha de porco e manteiga por exemplo) era até algumas décadas atrás utilizada pela população e olha que interessante, naquela época só havia 5% da população acima do peso ou obesa e muitos poucos diabéticos e suas complicações (cegueira, amputações, infartos, etc).

GORDURA SATURADA E INSATURADA: O COMEÇO DE UM MITO

Tudo começou na década de 50, quando um cientista chamado Ancel Keys, conduziu estudos muito tendenciosos, estudos ecológicos de baixo nível de evidência científica onde ele afirmou que os países que mais comiam gordura saturada possuem maior taxa de mortalidade cardiovascular (infartos, tromboses, etc).
Hoje se sabe que esse estudo tem uma série de erros.
Mas infelizmente o mito de que as gorduras saturadas fazem mal à saúde ainda prevalece nos dias atuais até dentro da área de saúde, onde médicos e nutricionistas desinformados ainda pensam e recomendam que você deve evitar as gorduras saturadas. Isso é muito sério!
Essa ideia errada tem adoecido milhares de pessoas. Os óleos vegetais (soja, milho, canola, etc) e a margarina é que fazem muito mal à sua saúde, inflamam seu corpo.
Elas é que devem ser evitadas!
Um estudo muito sério (metanálise, que é o de maior evidência científica) britânico, doBritish Medical Journal, nos mostra conforme eu já falei que evitar gordura saturada na sua alimentação não vai diminuir as doenças do coração e também não vai prolongar a sua vida.
E o pior, utilizar óleos vegetais poli-insaturados irá adoecê-la.


Fonte: drrocha.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *