ULTIMA HORA : NOVAS REVELAÇÕES SOBRE A ORIGEM DO HIV


Segundo  uma pesquisa realizada por um grupo de médicos e cientistas internacionais, a origem do vírus HIV-1, responsável por causar a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA ou AIDS), em sua forma mais infecciosa, se encontra nos gorilas do sul de Camarões (espécie Gorilla gorilla gorilla), actualmente em via de extinção. O estudo, publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), aventa a possibilidade de ter finalmente resolvido esse antigo ‘mistério’.


De acordo com a revista Muy Interesante, da Espanha, até o momento, pensava-se que a maior parte da actual pandemia tinha passado dos chimpanzés para os seres humanos. No entanto, a nova pesquisa lançou uma luz sobre essa questão, descartando os chimpanzés e colocando os gorilas de Camarões como propagadores do HVI, por meio do vírus da imunodeficiência símia (SIV).

 Ambos, chimpanzés e gorilas, abrigam o vírus que é capaz de atravessar a barreira entre espécies, saltando para os seres humanos e causando doenças graves”, disse a pesquisadora Sinc Martine Peeters, coautora do estudo. O modo de transmissão mais provável entre humanos e gorilas, segundo ela, “é através da exposição ao sangue infectado durante a caça de pele de animais selvagens”.
Para chegar a essa fundamentação, os cientistas examinaram amostras de fezes de diferentes espécies e subespécies de gorilas encontrados em toda a África Central. A objectivo do estudo era buscar anticorpos que poderiam dar pistas da presença do vírus HIV. 

O grupo de cientistas descobriu essa conexão em gorilas da planície ocidental, o que acabou colocando um fim na hipótese de que nossos vizinhos primatas chipanzés eram os responsáveis ​​pela origem do vírus que se propagou por todo o planeta. 
Fonte:Muy Enteresante
Foto: Web

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *